Normas para Elaboração dos E-Posters

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS E-POSTERES

A data limite para envio de E-Posteres é o dia 4 de Abril de 2021.

O seu resumo deve ser apresentado sob a forma de um poster digital com orientação vertical.

O poster deve ser elaborado no programa Power Point ou Keynote, (programas que melhor permitem obter um poster com a resolução adequada para projeção).

Do poster devem constar: Título, Autores e Instituição.

Os posters de revisão de tema e de investigação clínica devem conter as secções de: Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões.

No caso dos relatos de casos clínicos devem estar mencionados: Enquadramento, Descrição do Caso e Discussão.

Recomenda-se fortemente privilegiar informações visuais (como fotos, gráficos, etc.) em lugar de textos descritivos.

Os posters devem ter as seguintes dimensões: 38,1 x 54,681 cm.

Para evitar desformatações com os tipos de letra usados, deverão os Autores enviar os posters em PDF. Para o fazerem, devem proceder da seguinte forma:

Poster em Power Point

  1. Selecione ARQUIVO
  2. Selecione SALVAR COMO/EXPORTAR
  3. Seleccione o formato (PDF)

Poster em Keynote

  1. Carregue em FICHEIRO
  2. Carregue em EXPORTAR PARA
  3. Seleccione o formato (PDF)

Tipo de letra
Ao escolher as fontes para o seu poster garanta que têm uma leitura fácil. Não misture e evite fontes de leitura difícil. Tamanhos de letra inferior a 11 são de difícil leitura no ecrã.

Imagens
Ao selecionar imagens para o seu poster, procure que as mesmas tenham uma boa resolução, idealmente 300 dpi. Ao colocar imagens tenha atenção à relação entre o tamanho e o dimensionamento desejado. Imagens com pior resolução devem ter sempre um tamanho mais pequeno.

Gráficos
Verifique o corpo de letra utilizado para as legendas dos gráficos. Muitas vezes o corpo de letra selecionado não permite uma boa leitura.

Bibliografia
Atenção à fonte e tamanho da fonte de letra utilizada porque pode dificultar a sua leitura.
Os posters serão exibidos em formato full HD 16×9 (vertical) com uma resolução de 1080×1550 pixels sendo visualizados com as dimensões de 50cm de largura por 80cm de altura.

Os posters estarão disponíveis para consulta de acordo com o título, nome do 1º autor e categoria (Revisão de Temas, Retratos de Casos Clínicos relevantes, Investigação Clínica e Epidemiológica).

Nos trabalhos de Relato de Caso Clínico, a utilização de dados clínicos, resultados de exames complementares de diagnóstico ou fotografias de utentes, mesmo que devidamente anonimizados, pressupõem um consentimento informado escrito, responsabilidade dos autores do trabalho.

APRESENTAÇÃO DOS E-POSTERES

Qualquer autor pode apresentar o poster.

No dia e local considerados, os autores terão 5 minutos para apresentar o poster seguidos de 5 minutos de discussão com o Júri de apreciação.

Todos os posters, independentemente de serem ou não apresentados oralmente e discutidos perante um Júri de apreciação, serão exibidos na Plataforma digital do congresso.

Os posters selecionados para apresentação no decurso do Congresso serão avaliados por um Júri de acordo com os seguintes itens:

  1. Originalidade – 1-5 val.
  2. Relevância clínica – 1–5 val.
  3. Metodologia – 1–5 val.
  4. Qualidade do poster – 1–5 val.
  5. Qualidade da apresentação– 1-5 val.

Em cada categoria (Investigação Clínica, Revisão de Tema, Relato de Caso Clínico), estes itens poderão ter diferentes níveis de ponderação.

Os três posteres melhor pontuados em cada categoria serão selecionados como candidatos ao Prémio a atribuir, na sua área e, após deliberação do Júri, os autores dos pósteres vencedores de cada categoria serão notificados pelo Secretariado do Update em Medicina na tarde do dia 21 de Abril 2021.