Normas de Submissão de Resumos

REGRAS DE SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os trabalhos submetidos devem ser originais, i.e, não podem ter sido previamente apresentados em qualquer formato noutras reuniões nacionais ou internacionais.
Os resumos, segundo a categoria em que se enquadram, devem respeitar as regras de autoria e coautoria aceites internacionalmente e expressas no documento

Cabe ao Júri a apreciação do cumprimento dos referidos critérios.

Os resumos das comunicações só podem ser submetidos em suporte informático disponível no site do Update em Medicina, www.updatemedicina.com. Não serão aceites resumos submetidos de outra forma (ex: e-mail).

O resumo deve conter no máximo 500 palavras, não incluindo título e autores.Todo o documento deve ser composto exclusivamente por texto e estar escrito em letra tipo Arial, tamanho 10, a 1,5 espaços e formato justificado.

Podem ser enviados resumos sobre qualquer tópico da Medicina Geral e Familiar orientados para:

  1. Investigação clínica e Epidemiológica
  2. Revisão de Temas
  3. Relatos de Casos Clínicos relevantes.

Os resumos das comunicações deverão ser estruturados de acordo com os seguintes tópicos:

  • Investigação clínica e Epidemiológica – Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão
  • Revisão de Temas – Introdução e Objectivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão
  • Relatos de Casos Clínicos relevantes – Enquadramento, Descrição do caso, Discussão

Cada um dos itens deve ser iniciado num novo parágrafo, não havendo necessidade de o enunciar especificamente.

A precisão dos dados apresentados é da exclusiva responsabilidade do autor.

O resumo não pode conter em nenhum local informação que permita a identificação dos autores, das instituições a que pertencem e, nos relatos de caso, dos pacientes e dos

profissionais envolvidos. Os resumos que não respeitem este requisito serão imediatamente excluídos.

Ao inscrever o seu trabalho, o autor autoriza automaticamente a Comissão Organizadora do Update a editar e divulgar o Resumo submetido e futuro poster de sua autoria, em publicação impressa, digital ou via Internet.

SELEÇÃO DE RESUMOS

Os revisores recebem apenas o título e o corpo de texto do resumo, sendo os autores e as instituições omissas.

Seguidamente, avaliam a forma do resumo (1-5), a originalidade e interesse (1-5), metodologia (1-5), o conteúdo científico (1-5) e a relevância (1-5). Apenas os resumos com pontuação total igual ou superior a 15 serão aprovados para apresentação sob a forma de poster digital.

Todos os resumos selecionados serão exibidos sob a forma de e-poster mas apenas os 36 melhores trabalhos na categoria de Casos Clínicos, os 36 melhores trabalhos na categoria Revisão de Temas e os 18 melhores trabalhos na categoria de Investigação Clínica serão apresentados e discutidos perante um Júri de apreciação.